sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

CÉLULAS-TRONCO

O destino de milhões de pessoas que poderão adquirir doenças degenerativas, tais como "Mal de Alzheimer", paralisias, atrofias musculares e outras como diabetes, está nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que julgará a legalidade de pesquisa com células-tronco de embrião, na próxima quarta-feira.

A Lei de Biossegurança editada em 2005, que permite o uso de células-tronco embrionárias armazenadas em clinicas de reprodução assistida , em pesquisas médicas, está a perigo. Questionada pelo então procurador-geral da República CLAUDIO FONTELES, junto ao STF, sob o argumento de que a vida humana começa na fecundação e que, portanto, esse tipo de pesquisa, sacrificaria uma vida humana.

A história está se repetindo, quando no ano de 1990, começaram as discussões sobre os transplantes do coração; no Conselho Nacional de Medicina os debates ferviam... Controvérsias sobraram. Finalmente chegaram ao bom senso aprovando os transplantes. Hoje é o que se vê; são milhares de vidas salvas pelos transplantes dos órgãos. A decretação da inconstitucionalidade da Lei de Biossegurança, implicará retrocesso das pesquisas cientificas com relação as células-tronco em nosso país. Por outro lado, quando se diz que as pesquisas então sacrificando vida, ainda em estágio embrionário, o que se dizer então em relação às vidas de crianças, jovens e mais pessoas sofrendo dos males até agora incuráveis e que serão sacrificadas? Porque não se cuidar dos que estão vivos, daquelas pessoas que estão à espera de um tratamento para seus males. Isto sem falar das vítimas futuras. Qual seria a medida exata para se aquilatar a IMPORTANCIA DA VIDA. O momento é agora. Tratar dos que estão vivos, e não da fecundação, porque ainda não há vida. Diga-se de passagem que o uso dos embriões têm que ser autorizado pelos genitores. Se os embriões não forem usados perde-se a oportunidade histórica dos descobrimentos científicos. E, perde o Brasil em competição com os outros países que estão, a toque de caixa, pesquisando o uso dessas células em doenças degenerativas e lesões graves. E perde a população brasileira por esta omissão!

O que será uma pena!!!


 


 


 

Nenhum comentário: